VIVER EM CASA

Este programa consiste no monitoramento do paciente crônico, com o intuito de prevenir internações hospitalares, através de orientações contínuas para promoção da saúde e reabilitação, objetivando o manejo das possíveis intercorrências clínicas do paciente em sua casa.

Além de contemplar as visitas presenciais, o cliente recebe periodicamente contatos da equipe responsável pelo programa, com a finalidade de otimizar a assistência prestada.

O programa é dividido em quatro níveis assistenciais, com sugestões de monitoramento e gerenciamento, com o diferencial do Viver em Casa Personalizado, que permite indicar especificamente a assistência ao paciente, otimizando assim o custo de acordo com as reais necessidades assistenciais do cliente.

A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

Médico: Realiza orientações programadas, como SOS de medicações, revisando preventivamente a prescrição medicamentosa e tratamento, programando para durante o período em que não tenha atendimento presencial, o paciente seja assistido de acordo com as suas necessidades. O suporte clínico faz parte do atendimento deste profissional.

Enfermeiro: Realiza o planejamento de cuidados, inserindo a família neste contexto, orientando quanto à prevenção para a manutenção do paciente estável. A prescrição de cuidado, suporte e explicativo quanto ao manual de orientações, fazem parte do atendimento deste profissional.

Nutricionista: Realiza orientação nutricional personalizada, e com cuidados nutricionais gerais para o paciente, de maneira que o familiar ou paciente tenham toda a informação necessária para uma boa adequação nutricional do cliente. O manual de orientações quanto ao preparo de alimentos, horários, hidratação, etc., também fazem parte do atendimento do profissional.

Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo: Realizam visitas presenciais, orientando a importância da manutenção dos exercícios específicos por paciente, que podem ser estimulados à nível domiciliar pelos familiares e cuidadores.


Farmacêutico: Fica disponível através da central de atendimento do programa, para orientações farmacêuticas, além das já contidas no manual.


Demais profissionais: Além dos profissionais citados envolvidos diretamente no programa, alguns profissionais podem ser disponibilizados para integrar a assistência em acordo com a operadora de saúde.